Atividades

O CPS Bororé comporta três unidades de ação que chamamos de setores, além de alguns programas, cursos e eventos proporcionados, não só para as crianças e adolescentes, mas para toda a comunidade carente. Ao todo são 57 funcionários, 10 religiosos, psicólogos e psicopedagogos, para levar adiante um ambiente de amor e acolhida, e o crescimento humano, cultural e social das 430 crianças que aqui recebem assistência, bem como a suas famílias e a toda a região.

 

Programa Construindo Laços – Acolhimento Institucional

São 3 lares sociais que abrigam 24 crianças, adolescentes e jovens, de zero a 18 anos. Estes chegam aí unicamente por determinação expressa do Poder Judiciário (Vara da Infância de Santo Amaro). Em geral, provêm de famílias desestruturadas. As Casas lares são coordenadas por uma Assistente Social e uma Diretora.
Cada lar dispõe de duas profissionais denominadas mães sociais, que tomam conta, em tempo integral, de 8 meninos e/ou meninas, e procuram promover um convívio familiar entre eles. As crianças têm direito a todas as atividades proporcionadas pelo CPS Bororé, como creche, aulas de educação física, atividades recreativas, aulas complementares à escola que frequentam, e a chance de convívio com crianças que não necessariamente são dos lares.

 

Programa Cantinho da Criança – Creche

Atende diariamente a 170 crianças, de seis meses a quatro anos, no período das 7 às 17h. Todos recebem 05 refeições por dia, desde o café da manhã ao jantar, uma alimentação adequada à idade que correspondem às necessidades do seu desenvolvimento integral. O Cantinho da Criança conta com uma equipe de 29 funcionários, formada por pedagogas, auxiliares de desenvolvimento infantil e funcionários da limpeza e cozinha.
As atividades estimuladas pelas educadoras são os brinquedos e as brincadeiras que visam à aprendizagem, ao aperfeiçoamento e à diferenciação dos sons, usando a audição, o tato, o paladar, o olfato, a coordenação e a visão. Tanto o brincar quanto os livros no estudar dão oportunidade à criança de dominar e controlar alguns aspectos de seu meio ambiente e mesmo criar outros mundos imaginários.

 

Programa Educando Para o Futuro – CCA

Recebe, diariamente, 210 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em dois turnos, período da manhã – 7 às 11h e período da tarde – 12 às 16h, de forma que, esses períodos se alternam com o período escolar. São realizadas atividades complementares à escola, relacionadas ao esporte, reforço escolar, artes plásticas, música, leitura e escrita. Ao todo são 12 profissionais, entre eles, educadores, professores de educação física e de música, assistente técnico e funcionários da limpeza e cozinha.

 

Outras Atividades Oferecidas pelo Bororé

 

Programa Novos Horizontes

 

TELECENTRO

Em convênio com a Prefeitura, o Bororé abriga uma unidade do Telecentro, oferecendo às crianças e adolescentes, bem como à população local, o acesso ao mundo virtual e à ampliação das possibilidades de aprendizado e informação. São oferecidos cursos gratuitos à comunidade.

 

Programas Resgatando Valores

 

BAZAR PERMANENTE

O CPS Bororé possui ainda um Bazar Permanente, aberto diariamente no horário comercial, cuja renda obtida é direcionada para os programas. Além disso a cada dois meses realizamos na quadra do Bororé um bazar especial, o “Breshopping”.

 

OFICINA DE CORTE E COSTURA

Atende a cerca de 30 pessoas, entre adolescentes e senhoras, as 2ª, 4ª e 6ª feira das 8 às 12h e das 13 às 17h, orientadas por 02 instrutoras profissionais na área.

 

OFICINA DE KARATÊ E GINÁSTICA

Às segundas e quartas, das 17 às 18h30, são oferecidas gratuitamente aulas de ginástica na quadra do Bororé. Aos sábados, das 15 às 16h, crianças de 6 a 11 anos participam de um curso gratuito de Karatê.

 

HORTA COMUNITÁRIA

Na horta se produz verduras e legumes variados que são utilizados na alimentação de todos os assistidos pelo CPS Bororé.

 

atividades_01atividades_02atividades_03atividades_04