Atividades

O CPS Bororé é composto por 4 unidades de ação que chamamos de Programas, que incluem projetos, cursos e eventos sociais proporcionados, não só para as crianças e adolescentes, mas para toda a comunidade local. Ao todo são 56 funcionários, 06 religiosos (as), 14 oficineiros e voluntários para levar adiante um ambiente de amor e acolhida, e o crescimento humano, cultural e social das mais de 500 crianças e adolescentes que aqui recebem assistência, bem como a suas famílias e a toda a região.

Programa Cantinho da Criança – Creche

 

Atende diariamente a 170 crianças, de 6 meses a 4 anos, em período integral. Todos recebem 05 refeições por dia, desde o café da manhã ao jantar, uma alimentação adequada à idade que correspondem às necessidades do seu desenvolvimento integral. CEI Mãe Trabalhadora conta com uma equipe de 32 funcionários, formada por pedagogas e funcionários da limpeza e cozinha.

As atividades estimuladas pelas educadoras são os brinquedos e as brincadeiras que visam à aprendizagem, ao aperfeiçoamento e à diferenciação dos sons, usando a audição, o tato, o paladar, o olfato, a coordenação e a visão. Tanto o brincar quanto os livros no estudar dão oportunidade à criança de dominar e controlar alguns aspectos de seu meio ambiente e mesmo criar outros mundos imaginários.

Programa Educando Para o Futuro – CCA

 

Recebe, diariamente, 220 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos, em dois turnos: manhã e tarde, em contra turno ao período escolar. São realizadas atividades complementares à escola, relacionadas ao esporte, cidadania, fortalecimento do vínculo familiar, artes, leitura e escrita. Ao todo são 13 profissionais, entre eles, educadores, professores de educação física e de música, assistente social e funcionários da limpeza e cozinha.

Programa Novos Horizontes

 

TELECENTRO

Em convênio com a Prefeitura, o Bororé abriga uma unidade de Telecentro, oferecendo inclusão digital às crianças e adolescentes, bem como à população local, o acesso ao mundo virtual e à ampliação das possibilidades de aprendizado e informação. São oferecidos cursos gratuitos à comunidade.

ATELIÊ BORORÉ

Através do Ateliê, oferecemos cursos que são realizados através de aulas expositivas e práticas de corte e costura para a cerca de 30 pessoas ao ano, e são orientadas por uma instrutora profissional na área.

ESCOLA DE BELEZA

É oferecido o curso de assistente de cabeleireiro em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) para a cerca de 40 pessoas ao ano, a partir de 16 anos 4 vezes na semana e são orientadas por uma instrutora profissional na área.

Programa Resgatando Valores

 

PROJETO REDESCOBRINDO A IDENTIDADE, TRANSFORMANDO HORIZONTES

Em parceria com o FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o projeto “Redescobrindo a Identidade, Transformando Horizontes” auxilia 90 famílias da comunidade com atendimentos Psicossocial e Psicopedagógico para crianças e adolescentes com a faixa etária de 06 a 17 anos e 11 meses, visando garantir uma ferramenta para minimização dos aspectos que a violência, as situações de conflitos e desestruturas que as famílias enfrentam, de forma a colaborar um saudável desenvolvimento de seus atores e daqueles que os rodeiam, que também são beneficiados com os atendimentos.

OFICINA DE BASQUETE

Em parceria com o Instituto Passe de Mágica, temos o projeto de Basquete que oferece a prática da modalidade como uma ferramenta efetiva para a educação. São atendidas 120 crianças e adolescentes 2 vezes na semana com duração de 1h30 de atividades. Eles são divididos por faixa etária e em grupos de até 30 participantes que recebem uniforme e complementação alimentar.

As aulas são planejadas com atividades de acordo com a faixa etária. No geral destacamos as seguintes ações sistemáticas: avaliação dos educandos, rodas de conversa, brincadeiras, circuitos de estafetas, jogos entre os participantes, jogos intercâmbios, gincanas, maratonas de basquete e passeios. Além disso, realizamos reuniões e encontros com os familiares e os mesmos são convidados a participar dos eventos e a prestigiar o que seus filhos estão aprendendo.

PARCERIA COM A CENTRAL DE PENAS E MEDIDAS

Temos também uma parceria com a Central de Penas e Medidas que nos encaminham pessoas que devido a algum delito cometido, devem cumprir horas de serviços voluntários. Com intuito de suprirmos nossa necessidade de mão de obra e também de dar uma oportunidade a essas pessoas, recebemos em nosso espaço para realizarem atividades diversas.

BAZAR PERMANENTE

O CPS Bororé possui ainda um Bazar Permanente, aberto diariamente no horário comercial, cuja renda obtida é direcionada para os programas. Além disso a cada 2 meses realizamos na instituição um bazar especial nomeado de “Breshopping”.

OFICINA DE GINÁSTICA

Em parceria com o grupo AFROMIX, todas às segundas e quartas-feiras das 17 às 18h, são oferecidas gratuitamente aulas de ginástica para a comunidade na quadra do Bororé.

HORTA

Na horta se produz verduras e legumes variados que são utilizados na alimentação de todos os atendidos pelo CPS Bororé.

atividades_01atividades_02atividades_03atividades_04